O que é um biocosmético?

primeiros-cosmeticos O que é um biocosmético?Desde o surgimento dos primeiros cosméticos, a intenção do usuário ao compra-lo é prioritariamente conceber a beleza, já que a mesma está relacionada com a posição que se encontra na sociedade, elegância e higiene.

……..O usuário não compra somente uma formulação, ele compra uma ideia, um conceito, e tem uma expectativa da mesma. Utilizar um biocosmético simboliza a preocupação do mesmo com a própria saúde, com a do próximo e com a do meio em que vive. Sem contar o fato do bem-estar, pois ao utilizar uma preparação cosmética o usuário cria um contato mais intimo consigo mesmo e desta forma pode oferecer ação de relaxamento amenizando efeitos da sociedade atual, como o stress.

……..O desafio dos dias de hoje está relacionado com fato dos termos ‘sustentabilidade’, ‘ecologicamente correto’, e ‘responsabilidade ambiental’  estarem em alta. A preocupação da sociedade com a saúde do meio modifica a forma de formular uma preparação cosmética. Hoje, para ter um produto integro é preciso fugir do apelo comercial (enganando o consumidor) e se ajustar realmente as regras de regulamentação, através das certificações. Sem falar que a embalagem de um biocosmético deve ser feita de material reciclável, econômico e sem produtos tóxicos, promovendo o menor impacto possível no meio ambiente.

1635 O que é um biocosmético?

O biocosmético tem todo um diferencial como o rigor na produção, desde o plantio até o consumidor final. É um novo conceito na cosmetologia. Durante todo o processo de produção, tanto da matéria prima quanto do produto final, deve-se ao mesmo tempo ser ecológico e sustentável, promover a biodiversidade e protejer as gerações futuras, para garantir que o produto final tenha a menor pegada ecológica possivel. São produtos elaborados com ingredientes vegetais, sem conservantes artificiais, parabenos, ftalatos, sulfatos, silicones, óleos minerais, parafinas e outros derivados de petróleo.

Um processo de produção ecológico e sustentável preza pelo equilíbrio entre preservação, que é o meio de proteção e manutenção do meio ambiente natural (sem intervenção humana para extração de recursos naturais) e conservação que é o conjunto de atividades e políticas que asseguram a continua disponibilidade e existência de recursos naturais e renováveis (utilizar adequadamente e de forma responsável os recursos naturais), este equilíbrio assegura que haja recursos naturais para que as gerações futuras possam continuar a usufruir do ambiente natural com a criação de novas tecnologias, padrões de consumo e produção diferenciados.

……..Quando falamos em promover biodiversidade, estamos nos referindo ao seu conceito, pois aborda toda a vida biológica no planeta, até a sua capacidade de reprodução. Abrangendo a diversidade no âmbito das espécies e de seus habitats. A diversidade da vida é elemento essencial para o equilíbrio ambiental planetário, capacitando os ecossistemas a melhor reagirem às alterações sobre o meio ambiente causadas por fatores naturais e sociais. A biodiversidade oferece também condições para que a própria humanidade adapte-se às mudanças.

……..É importante citarmos algumas empresas de certificação, elas são responsáveis por fiscalizar a elaboração e a produção de  produtos para garantir que são produzidos nos mais altos padrões ambientais.

logo%20ecocert O que é um biocosmético?ECOCERT (organismo de inspeção e certificação) fundado na França, em 1991 por engenheiros agrônomos conscientes da necessidade de desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e de oferecer um reconhecimento aos produtores que optam por essa alternativa. Em 2001 a Ecocert se estabelece no Brasil, inicialmente constituída como uma Associação e posteriormente, em 2005 como uma empresa ltda. Desde então a Ecocert é uma presença forte no desenvolvimento da produção orgânica no nosso país, seja participando das discussões para a construção do regulamento orgânico brasileiro, como certificando milhares de produtores.

Veja_logo_IBD O que é um biocosmético?IBD orgulha-se em ser a maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO Guide 65 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e INMETRO / MAPA (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente. Além dos protocolos de certificação orgânica, o IBD oferece também certificações sócio-ambientais: RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), UEBT (Union for Ethical BioTrade), EcoSocial e Integra (Social and Environmental Fair Trade Programms).

……..Podemos separar os biocosméticos em 3 grandes grupos :

  • Cosméticos naturais – Deve conter ao menos 5% de matérias primas ( insumos ) naturais, os 95% restantes podem ser compostos de matérias primas sintéticas.
  • Cosméticos orgânicos – Devem ser majoritariamente compostos de matérias primas ( insumos ) orgânicas e rastreadas.
  • Cosméticos veganos – Não possuem em sua composição, nenhum substrato de origem animal.

……..Visto isto é importante dizer que um cosmético orgânico é um produto natural, mas um produto natural não é necessariamente orgânico. Enquanto um cosmético vegano pode ou não ser natural ou orgânico.

……..Estes são alguns dos selos de rastreabilidade orgânica:

selos_varios O que é um biocosmético?

      Ao consumidor, podemos citar inúmeros benefícios da utilização de biocosméticos, e consequentemente, da diminuição da carga química sobre a saúde, uma vez que 60% dos produtos químicos utilizados na produção dos cosméticos são absorvidos pela micro circulação sanguínea presente na pele, couro cabeludo e no cabelo. Estes químicos uma vez presente no nosso sangue, chegam aos nossos órgãos com fígado, rins, suprarrenal e outros, sobrecarregando o sistema imunológico, causando intoxicação e somatizando doenças.

      Pensando em todos estes aspectos e outros tantos, trabalhamos para proporcionar o acesso para o maior número de pessoas conhecerem, experimentarem e escolherem pela beleza saudável, proteção e preservação do nosso planeta.